ACTIVIDADES


24/09 ~ 18:30-20:00

Biblioteca Palácio Galveias

Campo Pequeno, 1049-046 Lisboa

Entrada Livre

fotografia ambulante

Fotografia Ambulante: uma breve história da fotografia e seus movimentos
por Rui Prata

 

Entre os diversos objetivos do IMAGO LISBOA conta-se a contribuição para um maior conhecimento e compreensão da história da fotografia, assim como aprofundar a literacia visual.

A fim de alcançar essas metas temos desenvolvido diversas atividades formativas e pedagógicas em torno da História da Fotografia.

A ação proposta na presente edição, desenvolve o conhecimento conciso dos principais movimentos/momentos fotográficos que se desenvolvem de 1890 a 1960: do pictorialismo até à fotografia americana (Frank, Klein e Arbus).



Falado em português. Gratuito e aberto ao público em geral.

 



01/10 ~ 11:00-19:00

IPCI - Instituto de produção e Comunicação de Imagem

Avenida Conde Valbom 102B

Entrada Livre

a789c5e2-2d0a-4938-acd8-bf57a049ef2f

©Claudia Damas, Arquivo Municipal de Lisboa.

Lisboa Photo Book Fair Preview


Desde 2010 que a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa tem procurado reunir e fomentar todos os que desenvolvem trabalho no domínio da edição de trabalhos fotográficos em formato livro - fotógrafos, editores, livreiros e durante um fim de semana, e ter assim, uma mostra representativa do trabalho desenvolvido ao longo do ano.

 

Em 2022, em antecipação à data habitual da Feira, sempre no último fim de semana de novembro, e em conjunto com o Festival IMAGO LISBOA apresenta a LPBF Preview. A LFBF Preview é um evento de um dia e contará com um ciclo de conversas em torno da edição em livro, com alguns dos fotógrafos presentes na edição 2022 do Festival Imago e ainda com um mercado de fotolivros, onde poderão ser encontrados vários dos livreiros e editores, que habitualmente estão presentes durante a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa: Augusto Brázio, Flávio Andrade.



03/10 ~ 18:00-19:30

Universidade Lusófona: sala Z 0.3

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa

Entrada Livre. Sessão em Inglês.

Harri Pälviranta

Aula aberta com Harri Pälviranta, mediada pela filósofa Stefanie Baumann e Alexandra Athanasiadou, Philosophy Photography Lab.

 

Aula aberta, em que o artista Finlandês irá apresentar o trabalho dos últimos anos. A sessão é de entrada livre, aberta a toda a comunidade universitária, mas também ao público em geral. Esta iniciativa decorre no contexto protocolar celebrado entre IMAGO LISBOA Photo Festival e a Universidade Lusófona. A mediação da conversa será da responsabilidade da Philosophy Photography Lab, uma plataforma online criada para servir no propósito da partilha de conhecimento entre artistas e filósofos. A filósofa Stefanie Baumann e o artista Harri Pälviranta irão conversar sobre o papel da filosofia na produção de imagens. Como está a filosofia inserida no trabalho dos artistas e de que forma pode ser usada como ferramenta para o desenvolvimento da sua prática? Podem os artistas informar o trabalho dos filósofos? A filosofia está ligada apenas à fotografia conceitual? Estas serão algumas das questões abordadas, ao mesmo tempo que convidamos o público a participar e trocar opiniões. A conversa será moderada por Alexandra Athanasiadou, fundadora e diretora do PHLSPH Lab. https://phlsph-lab.com/


18/10 ~18:30

Universidade Lusófona, Cinema Fernando Lopes

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa

Entrada Livre

PROJEÇÃO

"Sonhos Lúcidos – Depois de Cem Anos de Solidão",

João Campos e Fernando Almeida, 2022, Doc, HD, 78 min. M/12

“Um filme documental, que narra a actualidade na Colômbia, que ainda reflete a memória e a formação de uma identidade como Nação. A cidade de Medellín, marcada profundamente pela memória da guerra de guerrilha e do narcotráfico e que, ainda hoje, está sujeita a outros fenómenos relacionados com estes. Cidade em que a passagem numa “fronteira invisível” pode significar a morte. Mais longe de alguns destes problemas, aparece-nos a Amazónia Colombiana, que nos recorda que os povos na sua origem não estavam separados por fronteiras fictícias e que ainda hoje procuram preservar a sua cultura e identidade”.



04/11 ~ 18:00-22:00

Lançamento do livro de fotografia “D,P,O”, de Tim J. Veling

a ilha / XYZ Bookshop

Rua Ilha do Príncipe 3 A - Porta E, 1170-182 Lisboa

Entrada Livre

livro xyz

©Tim J. Veling, in “D,P,O”, 2022.

Festa de Encerramento IMAGO LISBOA

 

"Fui internado no hospital. Por favor, não te preocupes, mas liga-me quando puderes. Muito amor, D,P,O.”

Era sempre como ele se despedia; abreviação de pai (Dad), Pete, e avô (Opa). Tim J. Veling logo descobriu que o pai teria sido diagnosticado com cancro terminal no pulmão e com expectativa de apenas três meses de vida. De repente, o tapete foi puxado debaixo dos seus pés.

D,P,O é um registo desses últimos e preciosos meses. As fotografias são testemunho não apenas da dor que pai e filho passaram juntos, mas, mais importante, do amor e admiração que compartilharam; um relato da inevitável desaceleração de uma vida definida como pano de fundo de uma nova vida e relacionamentos prósperos. Intensamente comovente na sua intimidade e honestidade inabaláveis, D,P,O lembra-nos que, embora a morte chegue a todos nós, devemos viver no presente e valorizar profundamente a companhia das pessoas que amamos. Pois dentro daqueles que permanecem, o amor e a vida perduram.

Tim J. Veling (Nova Zelândia) é fotógrafo e Sênior Professor em Fotografia na Ilam School of Fine Arts da Universidade de Canterbury na Nova Zelândia. É também diretor de “Place in Time: The Christchurch Documentary Project.



3 e 4 Junho, 2022

10:00-13:00 e 15:00-18:00

7 e 8 Outubro, 2022

10:00-13:00 e 15:00-18:00

Workshop Presencial

https://atelierdelisboa.pt/w-harri-plviranta

harri-1

“EXPANDED DOCUMENTARY – POST-DOCUMENTARY PRACTICES IN CONTEMPORARY PHOTOGRAPHY"
Harri Pälviranta

O workshop "Expanded Documentary – Post-documentary practices in contemporary photography" foi concebido como forma de provocação aos fotógrafos, desafiando-os a usarem a fotografia de forma exponencial. Muitas vezes, as temáticas tratadas pela fotografia, são tão exigentes e díspares, que as abordagens a adoptar devem ser igualmente complexas. Embora a narrativa visual clássica seja importante, ampliar as possibilidades do meio fotográfico, será sempre benéfico, principalmente quando se tratam de projetos que abordam temáticas sociais delicadas.

O objetivo é fornecer aos participantes conhecimentos históricos e teóricos sobre a criação de imagens, que lhes permitam ter conforto para desafiar o próprio formato fotográfico, propondo novas perspectivas e linguagens.

O workshop terá a duração de 4 dias, desenvolvido em dois momentos: 3 e 4 de Junho; e 7 e 8 de Outubro, com o limite de 10 participantes.

Metodologia:
Conceptualmente o workshop será particularizado nos projectos que os participantes estejam a desenvolver, mas também oferecerá visões globais e teóricas sobre a prática testemunhal e documental. Será desenvolvida a perspectiva histórica sobre a abordagem pós-documental e conceptualizada a ideia de testemunho. Estes conceitos serão transmitidos em grupo, mas também de forma individualizada, adaptados às necessidades projetuais de cada participante. Será sugerida a implementação desta "metodologia expandida", na realização dos projectos em curso.

Inscrições:
Vagas limitadas a 10 participantes. candidaturas através de pré-registo no site Atelier de Lisboa, com envio de portfólio e bio para (atelierdelisboa@gmail.com). Em caso de dúvida entrar em contacto com Atelier de Lisboa.

Idioma:
O workshop com Harri Pälviranta decorrerá em inglês.

Preço: 290€
Pagamento no acto da inscrição, validando a vaga de participação.

Organização:
Este workshop é organizado pelo Atelier de Lisboa e IMAGO LISBOA Photo Festival.

pt_PTPortuguese