Diana Velasco

Family Album II


Na série Family Album II, uso fotos antigas de família para imaginar quem eu seria se tivesse nascido e vivido em Espanha em vez de o ter feito na Dinamarca. Faço uma amálgama de duas fotos originais do meu álbum de família e, assim, reconstruo a minha história familiar. Ao usar o álbum de família como género, a obra de arte ganha um toque de autenticidade.


 A autenticidade é uma invenção, a maioria das fotos foi tirada em 1972 — dois anos antes de eu nascer. Em muitas das imagens fotográficas criadas, sou vista lado a lado com a minha mãe ou o meu pai, quando eles tinham a minha idade. A série combina retratos do passado e do presente, celebrações especiais, e também da vida quotidiana, e desta forma as fotografias criadas mexem com a noção de memória e realidade como uma coisa estável e imutável.


Carpintarias de São Lázaro


Family Album II, 2018. 20x20cm. #4

Diana Velasco é uma fotógrafa de belas artes de origem dinamarquesa-espanhola, nascida em 1974. Velasco investiga as áreas da identidade, memórias culturais e senso de lugar - tudo muito relacionado à sua formação em antropologia, que estudou na Universidade de Washington. Velasco foi indicada para o Lensculture Emerging Talent Award 2017, e em 2019 foi convidada para a exposição Corner em Sophienholm, em 2021 irá expor no ARoS Museum, e a partir de 2019 o seu trabalho passou a fazer parte integrante da coleção do Museu Nacional de Fotografia na Dinamarca.Velasco expôs individualmente no Museu do Imigrante Dinamarquês, no Museu da Cidade de West Chicago (EUA), Museu da América Dinamarquesa (EUA), Museu do Património Nórdico (EUA), e na Galeria Hans Alf. Além disso, Velasco participou de exposições coletivas em Charlottenborg, Den Frie Center for Contemporary Art, Overgaden, Brandts, Sophienholm, ARoS, Aarhus Art Museum, NW Gallery, Radar Contemporary's online e Huset i Asnæs, e no estrangeiro no Landskrona Photofestival (SE) , Reclaim Photography Festival (UK) e, brevemente, participará como convidada no Festival Imago Lisboa (PT), entre outros locais estão, São Francisco, Tóquio, Melbourne, e Buenos Aires.

pt_PTPortuguese