Haakon Sand

Twins Forever


Quando a chuva cai e o céu está escuro, as luzes nas janelas da estrada Treschow em Oslo estão acesas, como sempre acontece quando está a chover. Através das cortinas, quase parece um museu de arte. Mas quando o sol atinge o prédio e a chuva para o som das scooters a circular pela estrada faz-se sentir. Bjørn e Ulf Bergerud cresceram em Oslo, no bairro de Torshov, durante os anos 30. Juntos, eles foram para a escola primária de Lilleborg e presenciaram a ocupação alemã na Noruega da varanda do seu apartamento. Eles são os únicos gémeos entre os três irmãos. Desde o nascimento, foram separados apenas uma vez e passaram juntos 79 dos seus 80 anos. Todas as manhãs, ao acordar, eles agradecem um ao outro pela oportunidade de estarem mais um dia juntos. Desde os seus 20 e poucos anos, fazem parte das Testemunhas de Jeová, e pregam regularmente a palavra de Jeová.


Bjørn e Ulf são gémeos idênticos e partilham praticamente tudo. Se um deles tem uma dor no dedo do pé, o outro sente a mesma dor no dia seguinte; eles têm a mesma escova de dentes, o mesmo sabonete, e gostam do mesmo tipo de comida. A sua comida favorita é sardinha em lata, e bolo fofo como sobremesa. Nos fins de semana, passam o dia a jogar monopólio ou saem para passear de scooter. Por causa da doença causada pela polineuropatia, eles não podem andar muito.


Carpintarias de São Lázaro


Capturar

As minhas histórias são frequentemente desenvolvidas por acontecimentos próximos a mim ou por experiências pessoais. No meu trabalho, sou fascinado pelos pequenos momentos que surgem no caos do quotidiano, seja um olhar amigo ou um toque amoroso de uma mãe. Para mim, esses momentos são o que revela a humanidade dentro de nós. A minha ambição é fazer fotografia que seja emocional e vulnerável, tendo esperança em assim envolver e inspirar as pessoas. Estudei fotografia em Londres e tenho mestrado em documentário e fotojornalismo. Atualmente trabalho com documentários na Sandbox productions, onde colaboro com artistas, músicos e autores. Nasci e cresci na Noruega numa pequena ilha no Fiorde de Oslo (Oslofjord).

en_GBEnglish