MARIA GRUZDEVA

The Territory

“The Territory” é o termo usado por alguns investigadores para se referir às áreas naturais protegidas onde vivem e trabalham. Esta série fotográfica é sobre estes investigadores e a sua missão de preservação destes ambientes pristinos.

Se é verdade que as alterações climáticas se tornaram uma evidência inegável e a humanidade tem de lidar diariamente com as consequências da atividade humana, também é verdade que ainda existem na Terra alguns lugares praticamente intocados. Mantê-los em estado pristino requer um esforço enorme. Não é surpreendente que estes locais se situem nas áreas mais inacessíveis do planeta. Muitas vezes, são criadas Reservas Naturais e instaladas bases científicas para proteger estas áreas.


O projeto fotográfico “Território” debruça-se sobre estas áreas e os cientistas de várias disciplinas - biólogos, ecologistas, meteorologistas – que vivem em bases científicas remotas, em parques e reservas naturais na Rússia. Alguns destes especialistas são nativos destes locais, enquanto outros deixaram as cidades onde viviam, deixando para trás a sua vida social, para viver em pequenas aldeias ou bases remotas. Independentemente de donde vêm, são inteiramente dedicados à sua missão de preservar e salvar estas áreas, a sua riqueza natural e vida selvagem abundante.


Este projeto explora o seu modo de vida em quase completo isolamento, e as suas tradições, que frequentemente passam de uma geração de investigadores dedicados à seguinte. Esta série oferece um olhar único sobre o conceito idílico de coexistência harmoniosa entre o ser humano e o mundo natural, algo que não nos podemos permitir perder.


Maria Gruzdeva

en_GBEnglish