Galeria de Santa Maria Maior / Espaço Chiado

Rua Serpa Pinto 2, 1200-444 Lisboa
3ª a sáb. - 15:00 > 20:00

29/09 - 28/10/2023

 

Ofir Berman

OFIR BERMAN

“Along the Separation Wall’” é uma representação contemporânea da complexa realidade Israelo-Palestiniana, iluminando um caminho em direção à tolerância e à esperança para a terra disputada. O conflito entre Israel e a Palestina é uma discórdia de longa data sobre propriedade do território e soberania no Médio Oriente, e permanece um dos mais relevantes e complexos conflitos do mundo de hoje. De ambos os lados do conflito existem aspirações e ressentimentos históricos, políticos e religiosos, profundamente enraizados.

O muro de separação, que varre um total de 708 km e ergue-se à altura de 8 m, foi construído em 2022 por Israel em resposta à violência palestiniana quando decorria a Segunda Intifada. O muro isola e segrega Palestinianos e Israelitas uns em relação aos outros, criando uma atmosfera de incerteza, frustração e animosidade. Enquanto Israel alega que a barreira é necessária para garantir a sua segurança, os Palestinianos afirmam que se trata de uma violação dos seus direitos.

Esta série captura o quotidiano e as aspirações dos moradores de ambos os lados do Muro, nas áreas onde Israel e a Palestina se fundem numa linha única e indistinta. Ao longo da realização do projeto, encontrei rostos desconhecidos, unidos no seu apego à terra sagrada. Estes encontros levam a reflexões profundas sobre os temas da identidade, perda, morte, pertença e esperança.

Ofir Berman

pt_PTPortuguese