Galeria de Santa Maria Maior / Espaço Chiado
Rua Serpa Pinto 2, 1200-444 Lisboa
3ª a sáb. - 15:00 > 20:00
28/09 - 28/10/2023
Bruno Silva
BRUNO SILVA
Pego Negro
“Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem”
― Bertolt Brecht
Pego Negro é uma zona desconhecida, senão mesmo esquecida, da cidade do Porto. É também atravessada pelo rio Tinto. Um pequeno curso d'água com cerca de 10km que tem como sua foz o rio Douro.
Nas últimas décadas, devido à expansão urbanística, parte do rio foi entubado e vários crimes ecológicos fizeram do Rio Tinto um dos rios mais poluídos da zona norte do país.
Usando água poluída do rio para revelar algumas das películas preto & branco, este projecto pretende relacionar o impacto da poluição com o próprio meio fotográfico. Não exclusivamente, mas paralelamente com a exploração e mapeamento de um território reduzido assente numa abordagem mais interpretativa do que ilustrativa.
Pego Negro é acerca do intensivo invés do extensivo. De um pequeno território à margem da cidade e a erosão da sua identidade através do tempo.
Pego Negro pretende ser um ponto de partida e não apenas sobre si. É também sobre a memória do local e sobre a minha experiência, sobre a fotografia como meio e como as diferentes práticas podem afetar a nossa perceção visual.