Galeria Imago Lisboa

Rua do Vale de Santo António 50 C, 1170-381 Lisboa
4ª a sáb. - 14h30 > 18h30

28/09 - 28/10/2023

 

Bruno Silva

BRUNO SILVA

Pego Negro

“Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem”

― Bertolt Brecht

 

Pego Negro é uma zona desconhecida, senão mesmo esquecida, da cidade do Porto. É também atravessada pelo rio Tinto. Um pequeno curso d'água com cerca de 10km que tem como sua foz o rio Douro.

Nas últimas décadas, devido à expansão urbanística, parte do rio foi entubado e vários crimes ecológicos fizeram do Rio Tinto um dos rios mais poluídos da zona norte do país.

Usando água poluída do rio para revelar algumas das películas preto & branco, este projecto pretende relacionar o impacto da poluição com o próprio meio fotográfico. Não exclusivamente, mas paralelamente com a exploração e mapeamento de um território reduzido assente numa abordagem mais interpretativa do que ilustrativa.

Pego Negro é acerca do intensivo invés do extensivo. De um pequeno território à margem da cidade e a erosão da sua identidade através do tempo.

Pego Negro pretende ser um ponto de partida e não apenas sobre si. É também sobre a memória do local e sobre a minha experiência, sobre a fotografia como meio e como as diferentes práticas podem afetar a nossa perceção visual.

 

pt_PTPortuguese