KRISZTINA ERDEI

Krisztina Erdei – THE BIRTH OF VENUS AND OTHER STORIES

Uma cidade é sempre um mosaico de "mundos sociais" nitidamente distintos ou culturas únicas, como Louis Wirth descobriu ao organizar o conhecimento de sociologia urbana acumulado no final da década de 1930. Ou seja, só podemos afirmar que conhecemos a nossa própria cidade se estivermos familiarizados com o maior número de bairros que representam os vários mundos sociais possíveis.

Esta série investiga a situação atual dos ex-moradores do complexo de edifícios que ficavam na esquina da rua Illatos e a rua Gubacsi, em Budapeste, desde o dia em que se mudaram até hoje. Explora a vida quotidiana diária de uma comunidade já extinta. A protagonista é Venus Sarkozi.

Conheci Venus durante o projeto de pesquisa nos arredores da cidade. No último ano, aconteceram-lhe várias coisas, que me são difíceis de processar. No decurso de poucos meses, perdeu a mãe, depois o patrono e o irmão. Recebeu uma ordem judicial de despejo do seu novo alojamento, para onde se mudara após o Dzsumbuj. Ela tentou mudar-se, mas num alojamento de operários roubaram-lhe a roupa e, num apartamento alugado, roubaram-lhe o dinheiro. Enquanto perseguia os seus sonhos de cantar e escrever, procurava constantemente um emprego para ultrapassar a insegurança financeira. Ajudei Venus a encontrar as moradas das entrevistas de emprego no Google Maps, enviando-lhe os itinerários para cada uma. Depois de quase um ano, percebi que lhe haviam enviado quase cinquenta locais para audições e avaliações para empregos. Havia lugares onde ela ia apenas à entrevista e outros onde trabalhava alguns dias ou semanas.

Krisztina Erdei_The Birth of Venus_03

É muito complicado e bastante intangível por que razão necessita encontrar um sítio novo, porque precisa voltar e voltar a nascer. Foi quando decidi que visitaria todos estes diversos locais de Budapeste relacionados com a procura de trabalho de Venus, por uma oportunidade de se encaixar, com uma concha inspirada em Botticelli.

 

BIO

Krisztina Erdei nasceu em Szeged (Hungria) e atualmente vive em Budapeste, formou-se na Escola de Filosofia e na Escola de Estudos Políticos, e também estudou teoria do cinema e educação visual. A curiosidade social de Erdei informa a sua ampla variedade de temas - um elenco incrível de pessoas, lugares e coisas que preenchem moldura. Mas, em vez de serem definidas pelo conteúdo, as suas fotografias evocam uma constelação de qualidades ou humores. Krisztina está atualmente a trabalhar nos seus estudos doutorais em multimédia. A sua pesquisa concentra-se em estratégias de memória na arte contemporânea.

pt_PTPortuguese
en_GBEnglish pt_PTPortuguese