MARCO GODINHO

Marco Godinho - LEFT TO THEIR OWN FATE

Tiradas durante as gravações do seu vídeo Left to Their Own Fate, apresentado na Bienal de Veneza 2019 (Pavilhão luxemburguês no Arsenale), as fotografias do artista luxemburguês Marco Godinho partilham a atmosfera refinada do filme. Construída na forma de um fresco fotográfico, esta série refaz as três viagens ao longo do Mar Mediterrâneo, durante as quais ele segue o seu irmão Fabio, um ator que lê silenciosamente os três volumes completos do texto completo da Odisseia de Homero. Depois de ler, cada página é arrancada e oferecida ao mar, à natureza, e segue o seu próprio destino.

Ao referir-se a uma literatura clássica enquanto associa textos pessoais às imagens, Marco Godinho transforma o caráter documental das suas fotografias numa narrativa fictícia e intemporal. Como acontece muitas vezes nos seus trabalhos artísticos multimédia, a conceptualização do dispositivo de apresentação desconstrói a representação tornando complexas as alusões filosóficas, poéticas e políticas da imagem.

Paul di Felice

 

BIO

Marco Godinho nasceu em 1978 em Salvaterra de Magos (Portugal).

Vive e trabalha entre Luxemburgo e Paris.

Nos últimos quinze anos, tem vindo a desenvolver um universo singular, refletindo sobre nossa experiência subjetiva de tempo e espaço. Demonstra uma abordagem sensível à prática conceptual, questões de exílio, memória e geografia inspiradas na sua própria experiência de vida nómada, suspensa entre diferentes idiomas e culturas e alimentada pela literatura e poesia. Desde instalações e vídeos até escritos e peças colaborativas, o seu trabalho forma um mapa de um mundo moldado por experiências pessoais e multiculturalismo.

Marco Godinho02
pt_PTPortuguese
en_GBEnglish pt_PTPortuguese