Deanna Pizzitelli

Koža, Mulheres & Outras histórias

29.09 - 12.11.2022

Koža, Mulheres & Outras histórias

PORTFOLIO WINNER 2021

Koža, Mulheres & Outras histórias (2015 - ongoing) é um conjunto de narrativas interligadas que exploram os temas da ligação, incerteza e desejo.

Este projeto começou quando eu me mudei para a Eslováquia em 2015 e é uma expressão poética das minhas viagens nos últimos seis anos. Nele, documento o desenrolar da narrativa da minha experiência, desconstruída e reconstruída numa história sobre companheirismo e isolamento. Durante este período de tempo, também estabeleci uma ligação com o Arquivo do Conflito Moderno, fotografando os objetos desta coleção. Estas fotografias levam o projeto para lá dos limites da minha experiência: relíquias de um mundo mais amplo.

Seguindo as possibilidades narrativas, tenho por objetivo descobrir combinações de sentimentos cada vez mais complexas. Interessam-me os constrangimentos visuais da paisagem emocional. Talvez seja possível fotografar a saudade, mas será possível representá-la especificamente - a fantasia de um indulto, ou o desejo de andar para trás emocionalmente? Investigo estes limites através da variação estética — fazendo flutuar os ritmos emocionais que emergem de diferentes cenas e gestos. As imagens resultantes são como objetos na prateleira de uma loja de antiguidades: vivem juntas, mas a sua história não é de maneira nenhuma a mesma.

Koža, Mulheres & Outras histórias é uma espécie de inquietude fotográfica. Florescendo na mudança, faz referência à artista, mas não pertence a ninguém em particular. Contemporâneo tanto na sua natureza caótica como na sua diversidade visual, é parte arquivo, parte relato de viagem, parte realidade e parte ficção. Questiona a veracidade da fotografia, da biografia e do arquivo em geral. Usa tecnologia analógica para celebrar a câmara escura experimental. Colapsando corpos, cronologias e geografias, este projeto é uma metáfora da mutabilidade e incompreensibilidade da experiência humana.

Em eslovaco, “koža" significa pele.


BIO

Deanna Pizzitelli (n. 1987) é uma artista e educadora canadiana. Tem uma licenciatura em Belas Artes da Ryerson University (Canadá) e um mestrado em Belas Artes da Universidade do Arizona (EUA).

O seu projeto Koža, Mulheres & Outras Histórias foi um dos 10 projetos selecionados no âmbito do Louis Roederer Discovery Award 2020 atribuído nos Rencontres de la Photographie d’Arles (França). Foi também seleccionada para o Prémio do Júri dos Prémios Virginia 2020 (França), e em 2018 foi recipiente do prémio Scotiabank New Generation Photography Award (Canadá). Pizzitelli participou em residências artísticas no Canadá, Islândia, Portugal, Alemanha, Finlândia e Suécia. Foi-lhe atribuída uma bolsa de residência na Landskrona Foto, como parte do Fundo PhMuseum Photography Grant 2021.

Pizzitelli é representada pela galeria Stephen Bulger em Toronto (Canadá). O seu trabalho figura nas coleções do Archive of Modern Conflict (Reino Unido) e do Center for Creative Photography (EUA). Atualmente, vive em Bratislava (Eslováquia).

 

https://www.deannapizzitelli.com/

pt_PTPortuguese