ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - FOTOGRÁFICO

Arquivo Municipal de Lisboa-Fotográfico - 15.09 a 09.01.2021

(inaugura a 15 de Setembro às 18h30)

Rua da Palma 246, 1100-394 Lisboa

2ª a sáb. 10h00 > 19h00

Encerra aos feriados

ENTRADA GRATUITA

 

 

Daniel Blaufuks – Éden

A exposição apresenta um conjunto de provas, intitulado cinema paraíso. Memória descritiva., de 1991, que integra o acervo do Arquivo Municipal de Lisboa- Fotográfico e propõem o (re) encontro com um dos projectos mais emblemáticos do Arq. Cassiano Branco, no ano da evocação dos 50 anos da sua morte.

Daniel Blaufuks captou nesta série, aspetos e detalhes da arquitectura do Cinema Éden, imagens que são hoje objectos preciosos e pretexto para a reflexão do valor da memória e da importância dos arquivos fotográficos.

 

BIO

Daniel Blaufuks tem trabalhado sobre a relação entre a memória pública e a memória privada, um tema que é uma das constantes interrogações no seu trabalho como artista visual. Tem exposto largamente em museus, galerias de arte contemporânea e festivais, trabalhando principalmente com fotografia e vídeo, apresentando o resultado através de livros, instalações e filmes. Possui um doutoramento da Universidade de Wales, para o qual escreveu sobre Fotografia e Cinema na sua relação com os textos de W. G. Sebald e Georges Perec, assim como a sua relação com a memória e o Holocausto. Em 2016 recebeu o prémio AICA pelas exposições “Tentativa de Esgotamento” e “Léxico”.

Blaufuks01

Graça Sarsfield – A Árvore que eu sou

Na sequência do convite à fotógrafa Graça Sarsfield para produzir um livro de fotografia e realizar uma exposição/instalação, tendo como foco o seu arquivo pessoal e autoral, foi premissa que da cumplicidade entre curadora e autora se apresentassem as temáticas que tem vindo a captar ao longo do seu percurso. Integrado na programação da Lisboa Capital Verde Europeia, este projeto desenvolve a relação particular da fotógrafa com o mundo vegetal, compreendendo registos que vão do retrato à paisagem.

 

BIO

Atualmente a viver no Porto. Trabalha em Lisboa e Porto. Tem o curso Superior de Fotografia da Cooperativa Arvore atual ESAP. Frequentou vários workshops em Portugal e Espanha. Foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura na The Politechical of Central London PCL; da Fundação Calouste Gulbenkian no Centro Americano de Paris (1990-1991) e da Fundação Oriente na India (2001).

Participou em várias exposições individuais e coletivas. As suas exposições Individuais são acompanhadas de catálogo. Está representada em coleções Institucionais, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação PLMJ e várias coleções Particulares. Co-Autora do livro Vozes e Olhares no Feminino 2001, Porto Capital da Cultura. O seu trabalho encontra-se publicado na Imprensa nacional e internacional.

pt_PTPortuguese
en_GBEnglish pt_PTPortuguese