Loading...
Skip to Content
Image Description
© CHARLOTTE WIIG, Synesthesia
Image Description
© CHARLOTTE WIIG, Synesthesia
Image Description
© CHARLOTTE WIIG, Synesthesia

Synesthesia



SNBA - Sociedade Nacional de Belas Artes

Rua Barata Salgueiro 36, 1250-044 Lisboa


12 . 09 . 2024 → 12 . 10 . 2024


2ª feira - 6ª feira → 12h00 – 19h00

sábado → 14h00 – 19h00

Artista

Charlotte Wiig

A palavra “sinestesia” tem raízes no grego, sende que syn significa “juntos” e aesthesis significa “sensação”. Por outras palavras, a sinestesia é uma fusão dos sentidos.

A sinestesia ocorre quando o cérebro experimenta involuntariamente vários sentidos ao mesmo tempo, quando apenas um é estimulado. A pessoa com sinestesia pode, por exemplo, saborear palavras, associar cores a determinados sons ou letras, ou ouvir música quando vê formas. Por outras palavras, um sentido é experienciado através de outro.

Na medicina, a condição é conhecida há aproximadamente 300 anos, mas foi “esquecida”, e o fenómeno não foi bem compreendido até os tempos modernos (Cytowic, 2002). A frequência com que ocorre na população é desconhecida, mas estima-se que entre 2 e 6 por cento da população experimente esta condição. Ocorre mais frequentemente em mulheres do que em homens, numa proporção de pelo menos 3:1 (Cytowic & Eagleman, 2009). Também ocorre com mais frequência em pessoas com autismo. Os artistas estão sobre representados entre os sinestéticos. Exemplos de sinestéticos célebres são Vincent van Gogh, David Hockney e Billie Eilish. Foi documentado que certas drogas alucinogénicas como o LSD induzem temporariamente sinestesia.

Neste projeto, Charlotte colaborou com pessoas com sinestesia, numa tentativa de compreender melhor o que significa experimentar essa condição, e de a representar para outros.

É possível comunicar a experiência da sinestesia em fotos, mesmo sem nunca a ter vivido? O objetivo de Charlotte é criar imagens que ativem vários sentidos ao mesmo tempo, mesmo para quem não tem sinestesia. Ao trabalhar com imagens com impressão saturada e acelerada de cores, luz, cheiro, tato fundem-se numa expressão visual intensa.

Pretende-se também que estas fotografias sejam vividas como uma celebração dos sentidos: vivas, mágicas, e com abundância sensorial.


Newsletter

Todos os campos são obrigatórios. Ao enviar o formulário você concorda com os Termos e Condições e Política de Privacidade.

Patrocínio Principal

Parceiros

Parceiros institucionais

Apoio especial